ISTO É MACKENZIE

Questões Teóricas

1)         No Habib´s o método PDCA é a base do gerenciamento pelas diretrizes. O “P” significa plan (planejamento) no  qual de se estabelece as metas, a seguir o “D” de do (execução) no qual ocorre a implementação das metas. O terceiro passo “C” é check, ou seja, a avaliação dos resultados. Após a terceira etapa é necessário corrigir o que foi identificado como errado anteriormente, ou seja, reiniciar um novo plano.
            Enquanto Fayol acreditava que o método deveria ser o POC3 cuja a sigla significa Planejar, Organizar, Controlar, Coodernar e Comandar. Dessa maneira é possível concluir que a empresa utiliza em partes os ideais teóricos.



2)         Na Escola das Relações Humanas a organização é considerada um sistema social, se comporta através de sentimentos e atitudes, tem como foco os pequenos grupos sociais e as qualidades humanas e emocionais dos empregados, assim enfatizando a segurança pessoal e as necessidades sociais dos trabalhadores para o alcance das metas organizacionais, tendo por conseqüência empregados felizes e motivados a produzir mais.
            No caso do Habib’s essa motivação é fruto de um programa de metas que quando compridas são bem remuneradas, além disso, utilizam do recurso de feedback e da avaliação invertida, ou seja, os funcionários avaliam os lideres, que quando mal avaliados passam por treinamentos, pois o líder é quem motiva a sua equipe.

3)         O Habib’s utiliza a teoria estruturalista, isto é, enfatiza a estrutura, as pessoas e o ambiente. O nível institucional tem a função de elaborar metas para toda empresa que são repassadas para o nível gerencial, e deste para suas equipes. Alem disso, também utilizam o poder normativo, onde ocorre a manipulação de recompensas simbólicas.

4)         O Habib’s se relaciona a Tecnologia Não-Rotineira, por haver um planejamento estratégico, característico de uma empresa mecanística, que necessita das seguintes condições: tarefas e metas conhecidas, tarefas divisíveis, desempenho por medidas objetivas, empregados responsivos, recompensas monetárias e autoridade aceita como legitima.